domingo, 28 de novembro de 2010

Bluetooth Marketing e sua evolução - e a grande Goiania entrando no jogo com o radar alouw


Bluetooth Marketing e sua evolução

Por Bruno Mendes
Dentro das ações promocionais desenvolvidas emmobile marketing, quase todas se utilizam de técnicas ou inovações do Bluetooth, o que gerou inclusive um nome específico para este tipo de ação: Bluetooth Marketing.
Suas características podem ser comparadas às do e-mail marketing, já que a conexão com o servidor gerador da ação promocional só é feito com o consentimento do usuário, que para receber arquivos de conteúdo institucional, promocional e até realizar downloads precisará ativar a conexão Bluetooth de seu celular ou dispositivo móvel.
As primeiras ações deste tipo no Brasil ocorreram em 2006 e de lá para cá esse número só aumenta. Fator determinante para o crescimento da utilização do Bluetooth Marketing é o crescimento de aparelhos celulares no Brasil nos últimos anos.
Boa alternativa para o anunciante que busca segmentar seu mercado, o desenvolvimento do Bluetooth Marketing esbarra na capacidade manuseio e desconfiança do usuário, que mesmo tendo autorizado o serviço fica com receio de invasões maldosas em seu celular.
Mas o BM não encontra resistência apenas aqui no Brasil. A nível mundial, ele já vem sendo utilizado há mais anos e de forma mais constante. Na segunda divisão do futebol inglês, por exemplo, os estádios dispõem essa tecnologia e os torcedores podem fazer downloads de imagens e sons de seu time durante os jogos, o que gera uma receita média de 4 mil Euros por jogo aos cofres do time mandante, e por lá as desconfianças são as mesmas encontradas aqui.

Fatores que impedem a evolução do Bluetooth Marketing

Mesmo diante de vários fatores positivos que cercam o BM, apenas dois fatores negativos podem fazer com que sua utilização comece a ser repensada: evolução tecnológica e alcance. Diariamente novas tecnologias são criadas e , por isso, até quando a usabilidade do BM será a mesma? O alcance das ações de Bluetooth Marketing pode ser considerada de proximidade, já que seus receptores deverão estar próximos ao servidor do sinal. Redes Wireless com conteúdo institucional têm alcance muito maior, por exemplo.

Sobre Bruno Mendes

Administrador pela Faculdade de Alagoas, pós-graduando em Gestão Estratégica de Empresas e Marketing pelo Centro de Ensinos Superiores de Maceió.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou representante alouw para nossa regiao (grande Goiania), agende uma visita e conheca mais sobre esta ferramenta de promocao do seu negocio com um dos melhores custos beneficios e um CPM surpreendente. 62 8182-8785 ou 9964-0408 nossa plataforma e acessivel ao micro e pequeno empresario e vc nem imagina quanto custaria para comecar a usar hoje mesmo.

Páginas

Minha lista de blogs

Pesquisar este blog

Seguidores

Stails i novo tempo

Conectando Pessoas
From: novotempo, 6 days ago

Conectando Pessoas
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: tempo novo)


Newsletter 2 - Rede Novo Tempo


SlideShare Link

Meu nome é Eraldo e eu quero crescer...