Magazine Luiza testa projeto de PC pré-pago
Segunda-feira, 20 de junho de 2005 - 17h34
SÃO PAULO – Cerca de 400 clientes já compraram o PC pré-pago oferecido pelo Magazine Luiza. A expectativa do varejista é vender duas mil máquinas até janeiro de 2006.
Com modelo inspirado no de celular, o PC pré-pago é um projeto mundial da Microsoft que está sendo testado inicialmente no Brasil em parceria com o Magazine Luiza. O micro funciona com cartões e trava quando os créditos de hora acabam. A recarga é controlada por uma versão do Windows XP, criada especialmente pela Microsoft nos EUA para este modelo.
O Magazine Luiza está trabalhando com três modelos com preços a 600, 990 e 1.390 reais. Todos são montados pela Solectron com processador Celeron da Intel. Assim como as operadoras de celular, o varejista está subsidiando as máquinas para estimular vendas.
Frederico Trajano Rodrigues, diretor de marketing do Magazine Luiza, explica que o varejista queria ter um PC acessível à população de baixa renda a menos de mil reais para se equiparar a outros itens da loja, como é o caso de geladeira e lavadoras de roupa.
O PC pré-pago de 600 reais tem sido procurado por famílias para ajudar os filhos na educação. Pelo sistema, o cliente compra um cartão com uma quantidade de horas. O custo da hora vai de 50 centavos até 3 reais, dependendo do plano. Quando o cliente atingir um determinado número de crédito o computador não precisará mais de recarga para funcionar.
As máquinas vão sem acesso internet, mas o Magazine Luiza pretende fechar parceria com algum provedor para que o usuário leve a máquina com conexão web. O projeto começou em abril e está na fase de pré-teste. “Somente no final deste ano é que teremos condições de medir resultados e saber se a idéia é viável”, informa Alexandre Toledo Leite, gerente de marketing do Windows na Microsoft Brasil.
Edileuza Soares, do Plantão INFO
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