quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Fair Trade - Comércio Justo - by Stails Loja de Internet

Fair Trade - Comércio Justo
"Fair Trade é uma parceria comercial baseada em diálogo, transparência e respeito (...) que oferece a produtores marginalizados melhores condições de comercialização e assegura aos trabalhadores os seus direitos." (IFAT - International Federation for Alternative Trade)
Será que os pequenos produtores têm uma chance real de desenvolvimento na nova competição global?
Há mais de 50 anos o movimento "Fair Trade" (comércio justo) tenta responder positivamente a esta pergunta. Os consumidores são a força maior por trás do êxito comercial e político do comércio justo - um êxito que está influenciando as empresas convencionais.
A preocupação de consumidores e instituições de apoio ao desenvolvimento rural em relação aos efeitos do sistema econômico existente resultou no surgimento de uma aliança inovadora: consumidores, ONGs, agências de cooperação e instituições de caridade realizam as primeiras iniciativas do movimento Fair Trade.
A nova lógica é: o pequeno produtor deve vender o seu produto o mais diretamente possível para o consumidor esclarecido e assim desligar-se do convencional sistema de comércio. Do lado dos produtores nasceram entidades de beneficiamento e soluções de logística próprios. Dentro de pouco tempo, pequenos produtores e organizações do mercado Fair Trade controlaram sua própria rede de produção, comércio e distribuição. Os pioneiros deste movimento, como a Traidcraft da Inglaterra, inspiraram inúmeras outras iniciativas na Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão.
A meta de todas estas atividades é o acesso facilitado a mercados e financiamentos de produtores para o melhor desenvolvimento social e econômico das comunidades rurais no mundo todo. Os consumidores, por sua vez, recebem produtos com garantia de origem, conhecendo assim as condições de produção e o processo de desenvolvimento dos produtores.Critérios para o funcionamento deste mercado foram elaborados pelas organizações de comércio alternativo (ATO - Alternative Trade Organizations) e pelas entidades certificadoras de produtos do mercado solidário (FLO - Fairtrade Labelling Organizations International).
Os critérios mais importantes são:
.:Contato direto entre produtores e mercado consumidor.:Transparência dentro da cadeia produtiva e comercial.:Transferência de informações do mercado para os produtores.:Preço mínimo para o produto.:Produtores reunidos democraticamente.:O beneficio do comércio atingindo toda comunidade produtora.:Leis (trabalhistas) nacionais e internacionais respeitadas
O sucesso do movimento Fair Trade foi percebido também pelas empresas convencionais. Supermercados comuns começam a atender à crescente clientela de produtos comercializados desta forma mais "justa”.
Discussões públicas sobre valores sociais em produção e comércio atingem de forma surpreendente empresas multinacionais como a Nike ou a Chiquita Brands. A iniciativa do movimento Fair Trade é responsável pelo crescente interesse de empresários por questões sociais no mundo dos negócios e pela maior conscientização de consumidores e produtores.

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