sábado, 22 de dezembro de 2007

tecnologia e fazer melhor o que todo mundo faz

Oportunidade
20/12/2007 - 10:50
Do camelódromo para o mundo virtual
Divulgação

Home da página da Uau Eletro na Internet
Ênio Tavares

Na Empório Lobo, a maioria dos clientes virtuais tem de 18 a 23 anos
José Antônio Cardoso

Segundo Gerson Rolim, diretor executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), a venda de produtos por meio da Internet no Brasil cresce 50% ao ano. A modalidade de negócios ultrapassou o faturamento de R$ 4 bilhões em 2006 no País, sendo que o número de ‘e-consumidores’ cresceu quase sete vezes desde 2001. Os dados são animadores para o empreendedor que pretende se utilizar da ferramenta para mostrar e vender seus produtos. Para se ter uma idéia disso, em 2001 o grupo de pesquisas e-bit mostrou que 1,1 milhão de pessoas compravam pela internet no Brasil. Já ano passado, o comércio eletrônico alcançou 7 milhões de consumidores.Atenta ao mercado, uma empresa instalada no Camelódromo de Campinas, em Goiânia (GO), opera o site www.uaueletro.com.br, comercializando produtos para casa, cuidados pessoais, ferramentas, eletrônicos, câmeras digitais, notebooks, som automotivo, informática, celulares e telefonia. Tudo com a opção de comprar por meio de boleto bancário e pagamento digital com cartão de crédito, recebendo a mercadoria em casa (Correios).Empresa voltada para um público consumidor popular, a Uau Eletro mostra que, atualmente, o investimento em formas de vendas não-convencionais, como é a de balcão, ajuda a aumentar o faturamento e a tornar a empresa conhecida e respeitada no mercado. Funcionando dentro do mais famoso camelódromo da região metropolitana de Goiânia, a empresa abre seu atendimento para outras camadas de consumidores, que podem ser conquistadas em suas casas, sendo computador o agente interativo.Média de 17% das vendasSegundo o consultor da camara-e.net, Edílson Flausino, “os negócios via Internet já são responsáveis por 17% das vendas de empresas que utilizam o sistema de forma profissional”. Lemuel Costa e Silva, gerente de Comércio Eletrônico do Departamento de Negócios e Operações na Internet dos Correios, cita as Lojas Americanas como um exemplo de comércio eletrônico bem sucedido no País, explicando que a ‘americanas.com’ é responsável por até 40% dos negócios da empresa.Para Israel Alves, 23, estudante de Engenharia da Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG), o sucesso do comércio eletrônico é uma realidade. Dono da loja virtual Empório Lobo, onde comercializa produtos de informática, eletrônicos, cinema e foto, e perfumaria, Israel diz que o www.emporiolobo.com.br é o endereço predileto de clientes de 18 a 23 anos, dos Estados de Goiás e Rio de Janeiro, e Brasília.O jovem afirma que investiu cerca de R$ 5 mil no desenvolvimento da loja, é o seu próprio patrão e se utiliza de parceiros para o comércio eletrônico, como o Sedex e o E-Sedex, que realizam as entregas das mercadorias aos clientes. Israel, que é técnico em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet), lembra que “o negócio pode ser rentável, com faturamento variando de R$ 2 mil a R$ 500 mil, por mês, dependendo do tipo de empresa.”Serviço:Comércio EletrônicoUau Eletro: www.uaueletro.com.br Empório Lobo: www.emporiolobo.com.brAgência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268

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